Avidavale logo

Projeto AVIDAVALE Porque a Vida Vale.

Avidavale imagem

Reduzir o isolamento e as distâncias

No que consiste

O projeto AVIDAVALE foca-se no combate ao isolamento e solidão vividos pela população idosa que habita em montes isolados no interior do concelho de Odemira. Através de ações diversas nas áreas da saúde mental e da animação comunitária pretende trazer algumas respostas sociais a esta comunidade.


Porque existe

O projeto surgiu tendo em conta o fenómeno da elevada taxa de suicídios da região, no entanto este foi apenas o ponto de partida. Quando se partiu para a construção do diagnóstico social, despontaram diversas problemáticas que justificam facilmente este projeto e o tornam bastante pertinente, a saber:

  • As características únicas do território, o facto de ser o maior em extensão e ao mesmo tempo o menos povoado concelho de Portugal, faz com que seja uma área muito vasta, dispersa, sem uma rede de transportes eficaz. Isto traz problemas de mobilidade e acessibilidade e consequentemente um enorme isolamento social e territorial;

  • O perfil genérico da população que aqui subsiste, uma população bastante envelhecida, que muitas vezes habita só ou unicamente com o cônguje e que é cada vez mais dependente. A camada mais jovem migra para centros urbanos, pelo que nos deparamos com uma tendência de desertificação crescente. Os idosos que ficam são na sua maioria analfabetos, vivem ainda muito ligados às tradições antigas e praticam agricultura de subsistência – o que os torna numa faixa da população vulnerável pela sua dificuldade em adaptar-se às exigências e ritmo da sociedade atual, levando muitas vezes a uma situação de exclusão social, económica e política. As condições económicas são fracas e à medida que a saúde falha, vão surgindo novas necessidades (acesso a médicos, farmácias, exames, e outros recursos) que têm dificuldade em ser satisfeitas. Também com a idade a avançar assistimos à degradação física e mental que acarreta uma natural perca de produtividade nas atividades ligadas ao trabalho da terra – o que traz frequentemente associados sentimentos de inutilidade, de peso na sociedade, fraca auto-estima.

Onde decorre

O projeto começou por abranger os montes isolados da freguesia de Sabóia, (freguesia-piloto) entretanto algumas das ações já foram alargadas a mais três freguesias do interior. Ainda assim continua a ser em Sabóia que o projeto tem toda a sua expressão. A expetativa é alargar convenientemente a ação do projeto, no entanto será necessário para isso obter mais recursos que permitam essa expansão.


Quando decorre

O projeto AVIDAVALE arrancou em fevereiro de 2011 e presentemente tem financiamento garantido até março de 2016, mas esperamos até lá ter uma forma de conseguir que o projeto tenha continuidade.


Quem é o público-alvo

As ações dirigem-se à população idosa que habita em montes isolados da freguesia de Sabóia, Santa Clara-a-Velha, Luzianes-Gare e São Martinho das Amoreiras.


Quais os principais objetivos do projeto

  • Reduzir o isolamento e as distâncias;
  • Diminuir sentimentos de solidão;
  • Desenvolver competências pessoais e sociais;
  • Apoiar os idosos na execução da sua plena cidadania;
  • Promover mecanismos de auto-valorização;

Estratégias e ações do projeto

O plano de atividades é estruturado a partir de dois eixos principais:

  • Visitas Domiciliárias – O projeto conta com um psicólogo clínico que realiza acompanhamento e apoio domiciliar aos idosos referenciados, nas suas visitas a casa é prestada uma ajuda nos mais diversos níveis, nomeadamente de saúde e saúde mental.

  • Animação Comunitária – Numa antiga escola primária recuperada, o projeto dinamiza um Centro Comunitário onde se realiza diversas atividades com a população idosa, sendo facultado transporte para o Centro, onde os utentes se reúnem, convivem, jogam, esclarecem dúvidas do quotidiano, desabafam, e participam em atividades diversas, como por exemplo: festas e convívios, oficinas de saúde, passeios, recolha de histórias e experiências de vida, recolha de património cultural e recuperação de tradições locais, motricidade fina e grossa, atividades de estimulação cognitiva, entre outras.

Entidades envolvidas

A Associação Odemira+ é a entidade que gere e promove o projeto, no entanto conta com uma rede de parceiros e apoiantes sem os quais o desenvolvimento das atividades não seria possível. Damos destaque à parceria muito significativa que existe com a Unidade Móvel de Saúde (projeto articulado entre o Centro de Saúde, Câmara Municipal de Odemira e Santa Casa da Misericórdia).

Contacte-nos

Partilhe a sua história connosco.

Caso pretenda entrar em contacto connosco, por favor utilize o formulário em baixo (todos os campos são de preenchimento obrigatório).


Horta dos Reis, Edifício Vale Bom
7630-150 Odemira
Portugal


Telf. 283 320 440
geral@odemiramais.pt